Catas Altas da Noruega

Ouro. Metal precioso que exortou os valores de Minas Gerais para o mundo. Com as riquezas de sua exploração surgiram povoados em todo o Estado.

Foi assim com Catas Altas da Noruega que, em 1690, foi o destino de bandeirantes que exploravam a região da Serra de Itaverava. Como a cata de ouro na região era fácil, com pepitas encontradas até nas raízes das plantas, o povoado prosperou.

Assim, o primeiro nome oficial da cidade foi “Catas Altas”. No século XVIII, as lavras entraram em decadência. A mineração acabou, mas o povoado permaneceu. Desde então, milhares de famílias escolheram a região para viver. Quase três séculos depois, o povoado foi emancipado dando origem ao município de Catas Altas da Noruega, que tem como padroeiros São Gonçalo do Amarante, de devoção primeira e Nossa Senhora das Graças, a santa que “caiu” do céu. Uma história contada como tantas outras no museu da cidade.

A cidade mantém a simplicidade do povo mineiro, possui igrejas centenárias, casarões, artesanato, cachoeiras e diversas manifestações culturais. Dentre os atrativos turísticos estão: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças, Museu e Arquivo Histórico Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro, Monumento a Padroeira Gruta Nossa Senhora das Graças.

Veja Mais

Veja Menos

Locais para se hospedar

Pousada Santa Rita Rua Nossa Senhora do Livramento, nº 905, Centro.
(31) 37521315
Pousada Bem Estar Rua Lava-Pés, nº 184, Centro.

Locais para se alimentar

Restaurante Bem-Estar Avenida Nossa Senhora das Graças, 43 - Centro.
Delícias & Cia. Buffet Rua Nossa Senhora do Livramento, 905 - Centro.
(31) 3752-1315
  • Museu e Arquivo Histórico Memorial Padre Luiz Gonzaga
  • Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças
  • Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante
  • Capela Nossa Senhora dos Remédios
  • Capelinhas
  • Gruta Nossa Senhora das Graças
  • Cachoeira Água Limpa
chat_bubble